sábado, outubro 28, 2006

A importância de um clichê

Vendo uma carta-declaração-de-amor de uma amiga pra outra, lembrei de como é importante um clichezinho.

Era uma carta escrita na capa de uma apostila, carregada de frases do tipo "que você brilhe sempre", "nunca mude seu jeito de ser", "estarei sempre aqui quando você precisar".

Às vezes, tudo o que precisamos ouvir é um "nossa amizade é para sempre, nunca te esquecerei", por mais que saibamos que isso não seja verdade.
É claro que há altíssimas chances daquelas duas amigas esquecerem-se uma da outra nos próximos anos, mas naquele momento a intenção da que escreveu era que a amizade delas fosse para sempre.
No alto de seus 13 anos ela não faz noção da magnitude que "para sempre" representa. Provavelmente também não estará sempre lá pra quando a amiga precisar. Mas essa é a sua intenção.

Uma intenção sincera.

Ainda que haja uma banalização mais que exacerbada dessas frases de efeito, algumas vezes elas nos fazem bem e cumprem seu papel perfeitamente.

Eu, por exemplo, sempre tentei fugir dessas expressões exageradas nas declarações para amigos/namorada, porque sempre tive noção da utopia que elas representam. Mas será que eu sempre consegui achar as palavras certas para demonstrar o quanto eu considerava alguém tanto quanto um "nunca te esquecerei" consegue?

"Amigo não é aquele que diz 'vá em frente' e sim 'vamos juntos'."
(Direto da cartinha da menina)

Podem dizer um chavão desses sem medo. Esqueçam as normas que dizem que clichês empobrecem o texto: nessas horas, eles cumprem seu papel melhor do que qualquer linguaguem rebuscada.

É sincero.

30 comentários:

Anônimo disse...

Interessante o seu texto. Tenho inúmeras cartinhas de amigas, da época de adolescente. A frase "Nunca esquecerei você" sempre está presente... é até verdade. Amo palavras, mas elas ficam muito bem expressadas quando caminham junto com a atitude. Não basta apenas dizer...
Um beijo pra vc e desculpa a invasão. rs

Anônimo disse...

Ah! isso me dá uma nostagia, lembro da épocaque escrevia cartinha, selo de R$0,01 da carta social para enviar o máximo. É.. o erros de português são perdoáveis, a lembrança da pessoa querida tapava os erros.
Te vejo no Portal

Anônimo disse...

ah, cartinhas colegiais... tenho lido várias ultimamente. um dia eu ouvi alguém falar, deve ter sido a Sandra Bullock em algum filme, que os clichês são sempre usados porque são verdades. claro que eu não concordei de imediato, mas agora até que tem algum sentido.

e quanto aos meus posts monotemáticos e bobos, é que faz parte do joguinho de sedução, sabe?

Siga
Sempre
Sorrindo
(com um "s" só)
*Direto das cartinhas de treze anos.

Jéssica disse...

O que vale, Gabriel é o momento e a intensidade dele. Numa hora dessa um clichê bem colocado tem seu valor... e qtas e qtas vezes é tudo q temos naquele instante... e mais nada. É como no meu 'quase' lá do meu texto. Eu estou numa fase que tudo está assim, na condição do 'quase'. Um dia será por inteiro. O jeito é esperar. Beijo*.*

Anônimo disse...

Olá, Gabriel!

Sempre ligado a sentimentos reais, vejo a verdade como forçade expressão, se disser que nunca vou esquecer é porque algo a mais contribuiu. Chavões são simples como normalmente são as coisas boas da vida.

Um abraço e bom voto amanhã

Anônimo disse...

"Mas será que eu sempre consegui achar as palavras certas para demonstrar o quanto eu considerava alguém tanto quanto um "nunca te esquecerei" consegue?"

Aposto que conseguiu, escreve maravilhosamente... queria uma carta sua menino, rsrs.

Beijinhos

Anônimo disse...

Nunca gostei de clichês, mas com o tempo aprendi a entendê-los mais profundamente. Nem por isso passei a usá-los. Mas então, como dizer tudo o que se deseja dizer de uma forma original? Não sei. As coisas fluem do coração como devem fluir sempre, se sai comum é pq é sincero, é verdadeiro, se sai muito rebuscado é pq no fundo nem você sabe o que escrever, o que transpassar para o papel ou qualquer outra coisa. Gostei muito do post, aliás, gosto muito de vir aqui. Abraços.

Anônimo disse...

Mas eu amei esse post? (foi clichê? rsrsrs). Todo mundo reclama de coisas clichês mas o fato é que não vivemos sem essas coisinhas prontas!

Lara disse...

Querido eu amei tudo o que você escreveu! Sinto exatamente assim.. às vezes os clichês se adaptam com tanta perfeição à situação que fica impossível não usa-los!!!

beijos!!

Anônimo disse...

Mas o tempo passa e ensina que ele é efêmero. As pessoas aprendem isso, por bem ou por mal.

Quanto aos cichês... cada um pode usar como bem dispôr e desejar, mas, que seja com moderação.

Flávio disse...

Gabriel, grande sacada!!!
Epa! pareceu chavão? Pode até ser... mas é a pura verdade! ;) Abração, bom fds!

segredos de menina disse...

creio que ha uma banalizacao nao das frases de efeito mais sim especificamente do eu te amo ...
nao que não ouvir seja bom..
acho que o verdadeiro problema esta nas pessoas.. que nao banalizaram as palvras e frases.. mais sim o sentimento como um todo

bjo

Luana disse...

Eu acredito!

:)

Beijos...

Saramar disse...

G., bom dia.

Você tem razão. Podemos e devemos usar esses chavões tão bonitos e bem intencionados.
Hoje, me parece que temos medo de ser amorosos com os outros, principalmente com exagero.

Beijos e bom domingo.

Anônimo disse...

Eu vou mais longe : amizade não existe mas sim interesses comuns.

Anônimo disse...

Cara, ultimamente qualquer frase clichê me faria despencar.
Sou prova viva de que por mais que seja clichê, faz nos sentir melhor naquele momento.
Ai...É disso que estou precisando!
Preciso acreditar que é eterno!
Beijos =)
Voltei a ativa no Dreams!!

Anônimo disse...

Sábado à noite é sempre melhor ^^

As vezes a gnt quer ser sincero, mas acaba surgindo um clichê. Mas prefiro dizer/escrever de uma forma mais pessoal...

:*

Anônimo disse...

Quer dizer que vc tb é Valente? (rs) Tem muita gente da minha família que eu não conheço, pode até ser que sejamos parentes (rs)... Um´ótimo começo de semana pra vc!
beijos

Vera F. disse...

Gabriel, acho que nessa fase elas recorrem aos clichês porque ainda não tem um bom vocabulário. Mas isso não quer dizer que não seja verdade o que escrevem. Problema é os adultos usarem clichês para enganar. Aí não aguento...

Abs.

Anônimo disse...

Olá!
Tá linkadissímo, ok?!
Beijos =)

Anônimo disse...

Eu não sei o que seria de mim, nesta fase pela qual venho passando, se não fossem os verdadeiros amigos...

Anônimo disse...

Olá, Gabriel!

Um bom fim de semana

Um abraço

Beto disse...

Realmente, me convenceu que que um cliche é essencial. A vida é um eterno cliche, sobretudo nas declarações de amor.
Abs

Anônimo disse...

Excelente texto. Num é q meu caro amigo realmente tem talento pra escrita? lol

Forte abraço do seu fã.

Anônimo disse...

Parabéns!
seu blog acaba de receber o Oscar dos Blogueiros, Destaque 2006 na Gazeta dos Blogueiros.

Como prêmio o link do seu blog ficará exposto por 7 dias na página principal da GB.

Parabéns mais uma vez pelo Troféu Destaque 2006.

Equipe Blogueiros.

www.blogueiros.com

Anônimo disse...

Com certeza cumprem seu papel e, te digo que apesar de ser verdade que a amiga não estará sempre lá, que podem se separar e isso e aquilo, para a maioria fica uma nostalgia "pós todo esse tempo" difícil de apagar.
No meu caso, por exemplo, me separei de muitas delas e deles, lógico, é a vida mas, os encontros esporádicos trazem a tona todo esse sentimento dos clichês.
Excelente texto!
Pra variar!
Grande abraço.

Anônimo disse...

Eu ainda preciso sair dos cliches... sou muito nostalgica!

Anônimo disse...

Clichê como o nome do seu blog ;)

Adorei o blog e o texto...

Ah! E tu não me conhece...achei seu blog no google, tb estudo jornalismo e sou quase professora de ingles uuahuaauahu

Não sei se vai ler o recado...até pq esse etxto é mais antigo, mas valew ;)

Anônimo disse...

Parabéns.... muitoooooo bom o seu texto sobre clichês!

beijos.

Anônimo disse...

Thanks :)
--
http://www.miriadafilms.ru/ купить фильмы
для сайта naduvidasigaemfrente.blogspot.com